No dia 05, de Dezembro a GCM Patrícia, praticante de jiu Jitsu da equipe DEO Jiu Jitsu , aluna do Sensei Jobson dos Santos, Subtenente da PMDF, da reserva remunerada, foi agraciada com a faixa preta de Jiu Jitsu.

Tornando-se a primeira mulher faixa preta de Planaltina-DF e a primeira e única GCM Feminina do Brasil. Patrícia que já venceu a obesidade entre outras lutas , mulher guerreira, determinada , venceu mais uma etapa em sua vida. Patrícia trabalha na Guarda Civil Municipal de Planaltina-GO e também será a primeira mulher a fazer parte do grupamento tático ROMU no Entorno do Distrito Federal. Essa guerreira é um exemplo de superação e força de vontade.

Foto02 foto03

Ocorre dia 08/01/2022, sábado, seminário técnico de Jiu Jitsu ministrado por Felipe Andrew, atleta nº 01 do ranking @ibjjf, na DS Escola de Artes Marciais, Av. Araucárias 4400, Ed. Via Enseada, Lj. 10 - Águas Claras/DF.

Dia 08/01/2022 às 10hr - NO GI
Dia 08/01/2022 às 14hr - GI

ATENÇÃO: São 20 vagas por horário

Felipe Andrew já conquistou os títulos:

  • 1st Place IBJJF Pan Championship (2019 / 2020* / 2021**);
  • 1st Place CBJJ Brazilian Nationals (2018);
  • 1st Place IBJJF European Open (2019/2020*);
  • 1st Place IBJJF American Nationals (2019**);
  • 1st Place ACB World Championship (2018);
  • 1st Place ACB South American Championship (2018);
  • 1st Place Copa Podio HW Grand Prix (2018);
  • 1st Place UAEJJF Grand Slam, MIA (2020);
  • 2nd Place CBJJ Brazilian Nationals (2019);
  • 2nd Place IBJJF European Open (2020);
  • 3rd Place IBJJF World Championship (2018);
  • 3rd Place IBJJF Pans Championship (2018).

Em janeiro Felipe Andrew vem dos EUA ao Brasil, para participar de diversos eventos, um deles esse seminário que aborda técnicas GI (com kimono) e No GI (sem kimono).

Quem deseja evoluir no Jiu Jitsu começa seu trabalho ao pisar no tatame pela primeira vez e só para na última vez que vestir um kimono, dando sempre a devida atenção às aulas e absorvendo o máximo, para aplicar em seu jogo. Assim como é na vida!

Conhecer e dominar o Jiu Jitsu, suas inúmeras técnicas existentes somadas às que surgem a cada dia, com riqueza de detalhes e diferentes ajustes, requer aprendizado e treino constantes.

Por isso, guerreiros do Distrito Federal, não percam essa chance de aprender com o Nº 01 do mundo.

A DS Escola de Artes Marciais, a Academia Deo jiu-jitsu e a Fadder Esportes contam com sua presença nesse seminário épico. Participe!

Seminário Felipe Andrew de Jiu Jitsu

DS Escola de Artes Marciais, Av. Araucárias 4400, Ed. Via Enseada, Lj. 10 - Águas Claras/DF

Mais informações e inscrições: (61) 9 9296.6334 (Daniel) e 9 9296.6334 (Escola)

Opinião | por Felipe Bastos

 Minha visão sobre metodologia Deo Jiu Jitsu

Essa é minha percepção de 14 anos de treinos, alguns deles lecionando com turma regular e alguns como professor substituto.

Entendo que a característica que faz uma metodologia perdurar por anos (e décadas) é ter passar por uma melhoria contínua. É isso que podemos chamar de legado.

Não busco ser o dono da verdade, apenas transmitir a minha percepção e ouvir dos colegas, sugestões, pontos de melhorias e até erros, pois ninguém é infalível.

Vale destacar que meus primeiros 4 anos no Jiu foram treinando exclusivamente com o Mestre Deo. Tendo o privilégio de receber o ensinamento na fonte. Ainda sobre mim, sou Contador e pai do Davi. Como a maioria dos colegas, não levo o esporte como profissão.

Ainda que formemos atletas de alto nível competitivo, o foco principal, ao meu ver, é formar cidadãos de bem, ajudando no seu bem estar, saúde e criando um bom círculo de convivência.

 O espírito de família é marcante na equipe.

Princípios

O Mestre sempre fomentou no tatame alguns fundamentos.

foto meste  

O primeiro é a disciplina, uma característica comum a quase todas artes marciais. Também muito presente em sua formação militar.

Com ela, vem o respeito à hierarquia de graduação e uma etiqueta própria, como cumprimentar o professor e depois por ordem de graduação, pedir permissão para entrar no tatame quando chega atrasado. Fazer silêncio e prestar atenção na hora da explicação, etc.

Outro ensinamento importante é a integridade física dos colegas de treino. Há uma gratidão pelo seu par por dois motivos: não tem como treinar sozinho, e o colega empresta o corpo naquele momento para desenvolverem o treino.

Dinâmica de treino

As dinâmicas de treino são muito parecidas e consistem em: alongamento/aquecimento, seguido de técnica e depois luta (ou rola, como costumamos falar).

Os exercícios para aquecimento são relacionados a posições enfrentadas durante a luta e, melhor ainda, se levarem a posição de técnica da mesma aula. Além disso, contribuem para a preparação física dos alunos.

Os alongamentos e exercícios de mobilidade ajudam com a flexibilidade, tão necessária na hora da luta e no dia a dia, fornecendo bem estar e combatendo encurtamentos.

Apesar da dinâmica ser parecida, tem evoluído bastante, com o que chamamos de "drills", isto é, movimentações relacionadas a uma posição de combate. Geralmente, uma transição para uma posição mais vantajosa.

E temos também a simulação de luta. Um dos diferenciais do Jiu-Jitsu em relação a outras lutas é a quantidade de lutas no treino.

Primeiro dia de treino

Foto com filho

Um momento muito importante para a equipe é a chegada de um aluno novo. Nesse dia, ele é a pessoa mais importante, pois, como tem o dito popular: "a primeira impressão é a que fica". São necessários respeito e paciência, pois muitas das vezes vem do sedentarismo e não tem uma boa coordenação motora. Alguns chegam com dificuldades de fazer movimentos simples como polichinelo.

Se a academia dispor de kimonos para visitantes, deve ser providenciado um para a aula. Caso contrário, treina sem kimono.

Destaca-se um graduado para fazer um trabalho em separado com o novato.

Para o acolhimento, deve verificar se tem alguma experiência com outras lutas. Se já praticar judô ou luta livre, já tem experiência com quedas.

Se não tiver experiência, primeiro ensinamento é o de queda, dando ênfase ao detalhe de queixo no peito para não bater a cabeça no chão. Deve fazer cambalhota e depois trenar o amortecimento, simulando uma queda lateral. Após isso, rolamentos de costas e para frente.

Após aprender a cair, geralmente é ensinada uma queda básica e quatro finalizações básicas da montada: Estrangulamento com pegada cruzada, esticadinho (ou amassa pão), americana e Ezequiel.

Cabe uma breve explicação de que o Jiu Jitsu é baseado em técnicas de projeção (queda), torção de articulação e estrangulamentos. E sobre as formas de sinalizar a desistência da luta, dando os famosos três tapas, batendo os pés ou falando, explicando a importância de não chegar ao limite da posição encaixada para evitar lesões e desmaios.

Depois das lições básicas, deve fazer um ou dois rolas com um graduado para sentir como é a sensação da luta.

Deve ser explicado como funcionam os treinos, necessidade de avisar ao adversário quando a posição estiver encaixada dando os tapas, batendo o pé ou falando (as vezes, gritando).

Alguns núcleos têm turmas separadas para iniciantes. Nesse caso, o mais adequado é direcioná-lo para essas aulas.

Planejamento de aulas

A equipe tem um plano de aulas que é um macro - posições semanais - que buscam uma evolução dos alunos e não deixam de ter contato com certas técnicas.

Várias são as vantagens desse formato: professor já tem a temática da aula, há uma harmonização entre as aulas na academia e um incentivo (quase obrigatório) de o professor buscar novas técnicas e também se melhorar.

A equipe dispõe de um repertório de vídeos gravados no YouTube. Incentivamos que os professores busquem inspiração nesse material.

Como dito, o texto não busca esgotar o assunto. Pelo contrário, procura incentivar as discussões.

A cerimônia de graduação 2019 é motivo de festa e vibração. Um encontro para brindar a evolução de cada um, que cumpriu seu estágio de desenvolvimento em suas respectivas faixas.
.
Nossa energia marca a união,

Seminário de Jiu Jitsu (Gi e No GI) Dia 5 e 6 de novembro de 2021, vamos contar com Tiago Rocha aqui na nossa Escola DS Deo Jiu Jitsu Águas Claras.

Dias:
Dia 05/11/2021 as 20hr - No Gi
Dia 06/11/2021 as 09hr - Gi

Aos interessados, favor entrar em contato com maior brevidade possível para garantir a vaga.

Equipe Deo Jiu-Jitsu gradua seus alunos em evento inédito 

Cerca de 400 pessoas, entre familiares, amigos e admiradores da equipe, estiveram presentes

No domingo, dia 10 de novembro, a Associação Deo Jiu-Jitsu celebrou, em grande estilo, a graduação dos alunos das academias afiliadas da Equipe Deo Jiu-Jitsu Distrito Federal. Em evento inédito, realizado nos moldes de uma formatura acadêmica, no Teatro dos Bancários, localizado na Asa Sul, em Brasília, com a presença do Grande Mestre Deoclécio (Deo) Paulo, os professores trocaram as faixas dos praticantes e entregaram os certificados de graduação. “Foi uma festa a altura de um momento tão importante que é a mudança de faixa. A faixa só serve para amarrar o kimono, mas mesmo assim persiste como um símbolo importante da evolução do atleta, como pessoa e como aprendiz da arte suave”, comentou o Grande Mestre Deo, após a solenidade. 

O evento recebeu familiares, amigos e amantes do Jiu-Jitsu para prestigiar a ocasião, que mesmo ocorrida em um domingo de manhã, lotou quase todas os assentos disponíveis no teatro. A organização da cerimônia calculou cerca de 400 pessoas presentes. “Viemos até com amigos de amigos, além da família, e foi ótimo. Evento dinâmico, rápido e muito bonito. Não tinha como perder. O jiu-jitsu é muito importante para o meu filho”, disse uma das muitas mães que estiveram presentes para acompanhar o escurecimento da faixa das crianças. A cerimônia de graduação foi aberta pela banda do exército brasileiro, que tocou o hino nacional, e seguiu com uma breve fala de abertura, conduzida também pelo Grande Mestre Deo, “eu sou vocês amanhã”, frisou ao final de sua apresentação. Na sequência, um curto vídeo sobre a história do Faixa Vermelha, em Brasília, foi exibida. 

Entre os dias 08 e 17 de fevereiro de 2019 a Equipe Deo pode contar com a presença do Mestre Edmilson Alves, faixa Coral de Jiu jitsu. O Mestre Edmilson ministrou seminários nos dias 09, 10, 16 e 17 em Núcleos em Brasília e Unaí. Durante a semana os demais Núcleos puderam contar com a visita do Mestre dividindo um pouco de sua vasta experiência com aqueles presentes. A equipe Deo agradece a disponibilidade e espera poder contar com a presença desse Mestre, referência no Jiu jitsu, em ocasiões futuras.